Livro: Quando a Rua Vira Casa. A Apropriação de Espaços de Uso Coletivo em Um Centro de Bairro - Arno Vogel - Sebo Online Container Cultura

Conainer Cultura

Olá, identifique-se ou cadastre-se para fazer pedidos

.

Quando a Rua Vira Casa. A Apropriação de Espaços de Uso Coletivo em Um Centro de Bairro

Descrição do Livro

  • Autor: Arno Vogel
  • Editora: EDUFF
  • ISBN: 9788522812523
  • Estante: Política
  • Idioma: Português
  • Peso: 517g
  • Ano: 2017
  • Edição: Edição 4ª
  • Dimensões: 23.50 x 25.00 x 1.10 cm
  • Localizador: /
Livro vendido!

Informe o seu e-mail abaixo que lhe avisaremos assim que o produto estiver disponível

Ler História +Deste Autor

História do Livro

O livro mergulha nas grandes questões urbanas do ponto de vista de um bairro emblemático do Rio de Janeiro - o Catumbi -, com percurso comentado que descreve rua por, retrata casa por casa em sequências de fachadas, adentra no comércio de proximidade ressaltando seus valores de ambiência, revelando sofisticada morfologia urbana e social.

Lançado em 1980, surgiu no contexto de maior questionamento sobre os modelos de desenvolvimento urbano então impostos ao país. Marcou o início de grande debate sobre os rumos do urbanismo, com participação de antropólogos e outros profissionais antes relegados. Nasceu do diálogo, incipiente no Brasil, entre a antropologia e o campo da arquitetura e do urbanismo. A análise interdisciplinar da apropriação de espaços urbanos propõe comparar um centro de bairro tradicional com uma área nova, inteiramente planejada de acordo com parâmetros e concepções modernas. Neste caso, o Catumbi e a Selva de Pedra, respectivamente.

O Catumbi é um bairro que se desenvolveu a partir do século XIX, com imigrantes portugueses, italianos e ciganos. Sua erradicação foi proposta por um plano de renovação urbana em 1964, ao ser considerado obsoleto e de qualidades urbanas indesejáveis. Na ocasião da pesquisa (1979), sofria novo assalto dos órgãos estatais encarregados da implantação do plano. Próximo da área central de negócios, valorizou-se com a abertura de um túnel que o deixou a dois passos da região mais rica da cidade, atraindo o interesse do capital imobiliário. A Selva de Pedra surgiu, no começo da década de 1970, na melhor área da cidade. Ocupa o lugar da antiga Favela da Praia do Pinto, vitimada pela política de remoções do governo estadual. Representa o planejamento racionalista de meios urbanos modernos. Aliando conhecimento arquitetônico e urbanístico à abordagem da antropologia social, os autores estudam, nos casos escolhidos, o caráter próprio e diferencial do uso de espaços coletivos, quando voltados para o lazer.

Container Cultura Serviços de Varejo Ltda - Rua Frederico Weege, 400 - Centro - Pomerode/SC - 89107-000 - CNPJ 23.640.838/0001-45 - e-mail: contato@containercultura.com.br