Livro: Ativismo-Cooperativo na Produção de Provas - Maria Francisca dos Santos Lacerda - Sebo Online Container Cultura

Conainer Cultura

Olá, identifique-se ou cadastre-se para fazer pedidos

.

Ativismo-Cooperativo na Produção de Provas

Descrição do Livro

  • Autor: Maria Francisca dos Santos Lacerda
  • Editora: LTr
  • ISBN: 9788536119823
  • Estante: Brasil
  • Idioma: Português
  • Peso: 340g
  • Ano: 2012
  • Edição: Edição 1ª
  • Dimensões: 24.00 x 17.00 x 1.00 cm
  • DESCRIÇÃO: - Livro Semi-novo, higienizado e embalado termicamente. - Ótimo estado geral
  • Localizador: 52120 / C-A-4-3

História do Livro

'Ativismo-Cooperativo na Produção de Provas'

"Por que ativismo-cooperativo na produção da prova? Porque, sem a participação efetiva do juiz na instrução do processo, para garantir a igualdade das partes, não se pode alcançar um resultado justo. Este livro trata desse juiz do século XXI, que não é neutro, nem ?boca da lei?, mas um juiz ativo, vivente e convivente, que procura julgar com justiça, sem ferir o atributo da imparcialidade. Maria Francisca dos Santos Lacerda Desembargadora Federal do Trabalho aposentada. Mestre em Direito pela UFES. Este livro reflete, em primeiro lugar, a vivência da Juíza Maria Francisca dos Santos Lacerda, que trilhou brilhante carreira no TRT do Espírito Santo. Na magistratura, Francisca arriscou-se na interpretação da lei, ousou na aplicação dos princípios constitucionais e inovou nos ritos processuais.

Como sua orientadora, na discussão da dissertação que originou este livro, admirava- -me a erudição dessa jurista que temperava o conhecimento do Direito com vasta leitura na área da literatura e da filosofia. Dos debates sobre as tarefas do Judiciário, lembro-me de ouvir sempre a resoluta afirmação de Francisca de que o compromisso de um magistrado é com a justiça e a interpretação da lei não pode ser diferente dessa premissa. Da academia, parecem fáceis assertivas com essa natureza, mas nos tribunais é necessária muita coragem. Este livro reflete o caráter dessa mulher arrojada, pois se dispôs a avaliar os pares, discutindo as práticas judiciais na aplicação da justiça, em especial, a produção de provas no âmbito das cortes de primeira instância. Libertando-se das discussões meramente técnicas ou doutrinárias, Francisca mostrou seu talento de pesquisadora e lançou-se na aventura de realizar um trabalho metódico e científico. Ela levantou processos das varas cíveis do Fórum de Vila Velha e realizou detido levantamento dos procedimentos de produção de provas. Desses preciosos dados, que já laureavam a pesquisa, partiu indômita para avaliação dos atos processuais, cotejando a análise com a discussão teórica acerca do ativismo judicial, ramo do Direito polissêmico e polêmico. Equilibrando-se entre os princípios de que ao magistrado cabe a hercúlea tarefa da justiça e rígido respeito às partes, Francisca apresenta esta obra de reflexão da prática judiciária por meio de refinado quadro teórico e prodigiosa pesquisa empírica. Trata-se, portanto, de uma abordagem original de um assunto que inquieta os juristas, sobretudo, nas barras dos tribunais. "

Container Cultura Serviços de Varejo Ltda - Rua Frederico Weege, 400 - Centro - Pomerode/SC - 89107-000 - CNPJ 23.640.838/0001-45 - e-mail: contato@containercultura.com.br