Este livro reúne textos de mesas e simpósios do x endipe. Em torno do eixo ?Ensinar e Aprender: sujeitos, saberes, espaços e tempos?, foram analisados os novos desafios da prática pedagógica na perspectiva da multiplicidade de sujeitos, saberes, espaços e tempos, presentes na sua dinâmica, e as implicações dessa problemática para a formação de professores e para as políticas públicas na área de Educação.Apresentação (Vera Maria Candau), ?Falar de tempos e espaços? (Nilda Alves), ?Subjetividade, contemporaneidade e educação? (Joel Birman), ?Sujeitos e subjetividades nas tramas da linguagem e da cultura? (Marisa Vorraber Costa), ?Políticas de formação de professores e seu impacto na escola? (Silke Weber), ?Multiculturalismo e processos educacionais? (Frei David Raimundo Santos), ?A racionalidade prática dos saberes da gestão pedagógica da sala de aula? (Jacques Therrien e Ângela S. Therrien), ?Espaços e tempos educativos na contemporaneidade: a paidéia democrática como emergência do singular e do comum? (Lílian do Valle), ?Sou neto do Tomé!? (Marcos Reigota), ?Educação, linguagens e tecnologias: as mudanças no mundo do trabalho e as relações entre conhecimento e método? (Acácia Zeneida Kuenzer), ?Linguagens e tecnologias na educação? (Nelson De Luca Pretto), ?Alternativas curriculares e cotidiano escolar? (Maria Inês Barbosa).
AVALIAÇÕES LEITORES