Livro: Clube Dante, O - Matthew Pearl - Sebo Online Container Cultura

Conainer Cultura

Olá, identifique-se ou cadastre-se para fazer pedidos

.

Clube Dante, O

Descrição do Livro

  • Autor: Matthew Pearl
  • Editora: FRANCIS-
  • ISBN: 9788589362603
  • Estante: Literatura Estrangeira
  • Idioma: Português
  • Peso: 500g
  • Ano: 2005
  • Edição: Edição 1
  • Dimensões: 21.00 x 13.00 x 2.00 cm
  • DESCRIÇÃO: - Livro Usado, higienizado e embalado termicamente. - Bom estado geral
  • Localizador: 53359 / C-A-6-3

História do Livro

'Clube Dante, O'

m seleto grupo de acadêmicos prepara-se para introduzir a visão de Dante sobre o inferno nos Estados Unidos. Um assassino tem o mesmo plano.

Os gênios literários do Clube Dante — os poetas e os professores de Harvard Henry Wadsworth Longfellow, dr. Oliver Wendell Holmes, James Russell Lowell e o editor J. T. Fields — estão terminando a primeira tradução americana de A divina comédia e se preparam para revelar as incríveis visões de Dante para o Novo Mundo. Os poderosos Brahmins de Boston em Harvard estão lutando para manter Dante na obscuridade, pois acreditam que a infiltração de superstições estranhas nas mentes dos americanos serão tão nefastas quanto os imigrantes chegando ao porto de Boston. Os membros do Clube Dante precisam lutar para manter viva sua sagrada causa literária, mas seus planos fracassam quando uma série de mortes acontecem por toda Boston e Cambridge. Apenas esse seleto grupo de acadêmicos sabe que os sórdidos crimes são planejados a partir das descrições das punições do Inferno de Dante. Com a polícia atônita, vidas correndo perigo e o futuro literário de Dante em xeque, o Clube Dante precisa abandonar sua reclusa existência literária e encontrar uma maneira de agarrar o assassino.

Em 1865, Henry Wadsworth Longfellow, o primeiro poeta americano a conquistar verdadeira repercussão internacional, começou um clube para a tradução de Dante em sua casa de Cambridge, Massachusetts. Os poetas James Russell Lowell e dr. Oliver Wendell Holmes, o historiador George Washington Greene, e o editor James T. Fields colaboraram com Longfellow para completar a primeira tradução completa de A Divina Comédia de Dante no país. Os estudiosos enfrentavam tanto o conservadorismo literário que protegia a posição dominante do grego e do latim nas universidades quanto o nativismo cultural que procurava limitar a literatura americana a trabalhos originais do país, um movimento estimulado, mas nem sempre encabeçado por Ralph Waldo Emerson, amigo do círculo de Longfellow. Em 1881, o Clube Dante original de Longfellow foi formalizado como Sociedade Dante da América, com Longfellow, Lowell e Charles Eliot Norton como os três primeiros presidentes da organização. Embora antes dessa iniciativa alguns intelectuais americanos tivessem demonstrado familiaridade com Dante, graças, sobretudo, às traduções britânicas da Comédia, o público em geral permanecia praticamente sem acesso à sua poesia. O fato de um texto italiano da Comédia talvez ter sido impresso na América apenas em 1867, o mesmo ano em que a tradução de Longfellow foi publicada, oferece uma reflexão sobre a expansão do interesse. Nas interpretações de Dante retratadas no livro, este romance tenta permanecer historicamente fiel às personagens caracterizadas e seus contemporâneos, e não a nossas próprias leituras.

Os assassinatos derivados de Dante não têm contraparte na história, mas biografias de policiais e registros da cidade documentam um grande crescimento da taxa de assassinatos na Nova Inglaterra imediatamente depois da Guerra Civil, assim com uma expansão da corrupção e de associações clandestinas entre detetives e criminosos profissionais. Nicholas Rey é um personagem fictício, mas enfrenta os desafios reais dos primeiros policiais afro-americanos no século XIX, muitos dos quais eram veteranos da Guerra Civil e vinham de ambientes racialmente mistos; um relato de suas circunstâncias pode ser encontrado em Black Police in América, de W. Marvin Dulaney. Embora a trama que preocupa os personagens do romance seja inteiramente fictícia, é possível observar uma anedota não documentada em uma antiga biografia do poeta James Russell Lowell: em certa noite de quarta-feira, conta-se, uma ansiosa Fanny Lowell recusou-se a deixar seu marido caminhar pela rua em direção à casa de Longfellow, para uma reunião do Clube Dante, a menos que o poeta concordasse em levar seu rifle, citando como fonte de sua preocupação uma onda de crimes que estava acontecendo em Cambridge.

Container Cultura Serviços de Varejo Ltda - Rua Frederico Weege, 400 - Centro - Pomerode/SC - 89107-000 - CNPJ 23.640.838/0001-45 - e-mail: contato@containercultura.com.br