História do Livro
Este livro é resultado de um amplo estudo, apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e no escopo do Núcleo de Apoio a Pesquisa (NAP) - Centro de Inovação em Logistica Sustentável (CALS) da Universidade de Sao Paulo (USP), que busca mesclar conceitos e modelos relacionados a quantificação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) com casos práticos de análises, com o objetivo de mitiga las a partir de alternativas envolvendo soluções multimodais em corredores de transporte importantes para o pais. O livro está dividido em quatro capitulos, além da introdução. O capitulo 2 dedica se à caracterização do transporte de carga no Brasil, considerando, de forma mais especifica, os modos rodoviário, hidroviário e aquaviário. Apresenta também a discussão sobre intermodalidade, apontando algumas vantagens para a sustentabilidade do transporte de carga.
O capitulo 3 está voltado para as emissões de gases de efeito estufa. Neste capitulo, são abordadas as emissões nos modos de transporte considerados neste livro (rodoviário, ferroviário e aquaviário) e, em especial, são apresentados alguns dos principais modelos de cálculo de emissão por estes modos de transporte. O capitulo 4 apresenta três estudos de caso aplicados aos corredores de transporte mais significativos no país. O primeiro enfoca o escoamento da soja em grào pelo corredor Alto Araguaia- Santos, estimando as emissões através do transporte exclusivamente rodoviário e da alternativa rodoferroviária. Os dois casos seguintes abordam o transporte de carga conteinerizada, considerando a opção rodoviária e através da cabotagem. O capitulo 5 encerra o livro com discussões gerais.
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