A filosofia da historia humana costuma comparar as oscilações da cultura a um pendulo, que vai de um extremo ao outro, em seu eterno movimento. Algo parecido acontece no eampoda educaçao Naera da ciencia e da tecnologia, dominada por uma visão materialista do mundo, o conhecimento sistematizado ocupa lugar de destaque nas escolas do ocidente.
Entretanto, nota-se um deslocamento das pessoas em busca de espiritualidade e de sentido para a vida. Passamos assim de um mundo que relativizou o sagrado para um mundo carente do sagrado, os paradoxos do desenvolvimento científico, que por si só não conseguem responder ao problema da felicidade humana, no nível pessoal e comunitário, abrem espaço para a reflexão espiritual e para o cultivo da interioridade, inclusive na escola, Acima, porém, de qualquer circunstância cultural ou histórica que move o mundo mais para uma direção ou para outra, a escola deve firmar seu posicionamento de acordo com o que acredita ser o melhor para quem vem até ela buscar formação para o seu viver.
Este livro contém reflexões que orientam as pessoas e as escolas na busca da sabedoria e da espiritualidade,tanto na vida dos educadores quanto dos educandos. Defende a necessidade de abrir espaços para que o anseio humano pelo sagrado possa desabrochar, já no coração das novas gerações. A convicção de fundo, que norteia toda a obra, é que o sentido da vida não pode ser encontrado sem contemplar a dimensão espiritual e transcendente da vida humana.
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