Na área da educação e do ensino, enfrenta-se permanentemente o difícil problema das relações entre a produção de conhecimentos, que se faz pela pesquisa e pelas reflexões teóricas, quase sempre no âmbito acadêmico, a socialização do conhecimento assim produzido, de modo a fazê- lo chegar aos professores e aos que formam professores, e, ainda, a operacionalização desses conhecimentos em práticas docentes, tarefa que se atribui aos professores em atuação nas salas de aula.
A esse problema os autores Anne-Marie Chartier, Christiane Clesse e Jean Hébrard oferecem uma solução singular - reuniram-se os três, a primeira, formadora de professores em instituição de ensino superior, a segunda, professora primária em permanente vivência da sala de aula, e o terceiro, pesquisador das questões de educação e ensino, para entrelaçar-e o conseguiram de forma exemplar, pesquisas recentes na área da aquisição e do desenvolvimento das habilidades de leitura, estratégias de formação de professores e concretização das pesquisas em práticas de sala de aula.
AVALIAÇÕES LEITORES