'Testemunha Ocular - Historia E Imagem'
Que lugar as imagens ocupam entre outros tipos de evidência histórica? Em Testemunha ocular, Peter Burke revisa gráficos, fotografias, filmes e outros meios de comunicação de muitos países e períodos e examina seus usos pragmáticos. Esta obra, generosamente ilustrada, faz um levantamento das oportunidades e dos desafios de usar imagens para compreender outras épocas.
Em uma defesa completa e apaixonada do aspecto visual para a história, Burke argumenta que as imagens não devem ser consideradas simples reflexões de suas épocas e lugares, mas sim extensões dos contextos sociais em que elas foram produzidas. O autor descreve e avalia os métodos pelos quais os historiadores da arte têm tradicionalmente analisado as imagens e entende que eles são insuficientes para descrever as complexidades da linguagem visual. Quando desenvolve um modo mais rico de interpretação visual, devota muita atenção aos ícones religiosos e às narrativas, bem como a pôsteres de propaganda, caricaturas e mapas.
Testemunha ocular discute também a imagem como fator econômico ? algumas, como filmes, são mercadorias elas próprias, enquanto outras são criadas para fazer propaganda de outros produtos. Concentrando-se na representação de grupos sociais, o autor explora estereótipos e noções de desconformidade e gênero, auxiliando-nos a entender as promessas e os perigos de usar a evidência visual na escrita da história, sem antes submetê-la ao crivo de uma minuciosa análise de seus conteúdos subjetivos.
AVALIAÇÕES LEITORES