Em 'Pornô', o escritor escocês Irvine Welsh retoma os personagens de 'Trainspotting', romance que lhe rendeu o status de grande nome da literatura britânica moderna e virou filme de sucesso internacional.
A nova trama se passa dez anos após a história original, com sua célebre galeria de desajustados vivendo os suspiros finais da juventude. Drogas, paranóia, violência e traição continuam figurando entre os ingredientes principais, mas a eles somam-se agora doses cavalares de sexo e vingança, sempre com o humor ácido e surpreendente de Welsh.
A figura central da história é Sick Boy, que agora prefere ser chamado pelo seu nome pomposo, Simon David Williamson.
Cansado de trabalhar para os outros e de explorar prostitutas viciadas em heroína e crack, ele resolve investir num negócio próprio, reabrindo um pub decadente que sua tia está passando adiante.
Mas não é tão simples assim emergir do submundo. Simon acaba usando o estabelecimento comercial como base para seu novo negócio - filmes pornográficos produzidos, dirigidos e estrelados por ele. O pária tem uma idéia inovadora para um vídeo do gênero e está disposto a tudo para concretizá-la.
Todos os capítulos de 'Pornô' são narrados em primeira pessoa, com os personagens principais se revezando na condução da narrativa. O recurso deixa evidente a má intenção e a amoralidade de cada um.
AVALIAÇÕES LEITORES