Gestão Estratégica de Serviços de Hotelaria o Brasil tem praias muito mais bonitas do Caribe, mas em compensação os serviços dos hotéis que o brasileiros são bem piores."
Essa frase, ouvida há alguns anos de um executivo com experiên- cia internacional, apesar dos defeitos de toda generalização, foi o primeiro estimulo para a produção deste livro. Mais recentemente, a orientação metodológica de um aluno de pós-graduação em hotela ria na elaboração de seu TCC rabalho de Conclusão de Curso) mostrou a precariedade da bibliografia nacional nessa área.
A grande maioria dos textos publicados restringe-se a um enfoque estritamente "operacional" preocupado, por exemplo, em definir quais as ati vidades a serem desempenhadas pela "governança". A realização de uma pesquisa qualita tiva junto a, aproximadamente, duas dúzias de gerentes gerais de hotéis de São Paulo de monstrou o caráter amadoristico com que essa atividade é exercida, na maioria das vezes. Este livro oferece conceitos e técnicas de gestão, atuais e específicos, para auxiliar os profissionais que gerenciam os serviços prestados pelo setor hoteleiro, considerando sempre sua aplicabilidade.
O enfoque é "estratégico" no sentido de subsidiar o processo decisório que cabe ao "gerente geral" na definição das diretrizes operacionais a serem seguidas pelos responsáveis pelas diversas áreas que prestam os serviços diretamente aos clientes Aplicação Livro-texto para disciplinas Introdução à Administragão e Administração de Serviços dos cursos de graduação e pós-graduação em Hotelaria e Turismo. Leitura relevante e recomendada para profissionais do setor hoteleiro em geral.
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