Livro: Mercado Financeiro Brasileiro - Jose Evaristo dos Santos - Sebo Online Container Cultura

Conainer Cultura

Olá, identifique-se ou cadastre-se para fazer pedidos

.

Mercado Financeiro Brasileiro

Descrição do Livro

  • Autor: Jose Evaristo dos Santos
  • Editora: Atlas
  • ISBN: 9788522422425
  • Estante: Volta às Aulas
  • Idioma: Português
  • Peso: 520g
  • Ano: 1999
  • Dimensões: 24.00 x 17.00 x 1.00 cm
  • DESCRIÇÃO: - Livro Usado, higienizado e embalado termicamente. - Ótimo estado geral - Anotações a lápis/caneta - Manchinhas nas bordas das páginas, causadas pela ação do tempo. - No geral, encontra-se em bom estado de conservação.
  • Localizador: 47806 / C-B-2-5

História do Livro

Em Mercado Financeiro Brasileiro de José Evaristo dos Santos são descritas as principais instituições e instrumentos que compõem o mercado financeiro no Brasil. A linha mestra do livro é abordar dentro de cada tipo de instituição os instrumentos de operação mais relevantes. A obra compõe-se de 12 capítulos iniciando-se com uma breve revisão do papel econômico dos intermediários financeiros seguida pela apresentação da estrutura básica do sistema financeiro contemplando as funções do Conselho Monetário Nacional do Banco Central do Brasil da Comissão de Valores Mobiliários e da Superintendência de Seguros Privados.

Apresenta ainda as instituições sob a jurisdição de cada uma das três últimas entidades e uma discussão resumida do Plano Contábil das Instituições de Sistema Financeiro Nacional. O Capítulo 2 aborda as instituições centrais do sistema financeiro ? os bancos comerciais. Além de caracterizar os tipos de depósito que esses bancos podem captar ? depósitos a vista depósitos a prazo e depósitos interfinanceiros ? apresenta os aspectos básicos associados a ações no Brasil bem como considerações sobre níveis mínimos de capital e patrimônio líquido.

Na seqüência são considerados dois outros tipos de instituições que podem captar depósitos a vista as chamadas instituições bancárias ou caixas econômicas e cooperativas de crédito. O Capítulo 3 concentra atenção à maior captadora de depósitos de poupança a Caixa Econômica Federal discorrendo sobre esse tipo de instrumento popular (caderneta de poupança). Do Capítulo 4 ao 7 são apresentadas as chamadas instituições não bancárias ou seja os bancos de investimento os bancos de desenvolvimento as companhias hipotecárias e sociedades de crédito imobiliário e as sociedades de arrendamento mercantil tratando do instrumento financeiro "típico" de cada uma delas.

Os bancos múltiplos que englobam sob a forma de carteiras os outros tipos de instituições são estudados no Capítulo 8. Nos Capítulos 9 a 12 a ênfase é para as instituições que mesmo não participando diretamente do processo de intermediação financeira nele desempenham papel imprescindível: as sociedades corretoras as sociedades distribuidoras as bolsas de mercadorias e de futuros e as bolsas de valores. Em conexão com as duas últimas instituições são discutidos os derivativos.

Por fim o livro trata dos fundos de investimento em suas duas grandes vertentes a dos fundos de investimento sob a jurisdição do Banco Central e a daqueles sob jurisdição da Comissão de Valores Mobiliários. O livro é indicado para a disciplina Mercado Financeiro e de Capitais dos cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu) em Economia Administração de Empresas e Ciências Contábeis. Constitui-se também leitura de relevante interesse para os profissionais das áreas de finanças e mercado de capitais.

Container Cultura Serviços de Varejo Ltda - Rua Frederico Weege, 400 - Centro - Pomerode/SC - 89107-000 - CNPJ 23.640.838/0001-45 - e-mail: contato@containercultura.com.br