Livro: No Fim Dá Certo - Fernando Sabino - Sebo Online Container Cultura

Conainer Cultura

Olá, identifique-se ou cadastre-se para fazer pedidos

.

No Fim Dá Certo

Descrição do Livro

  • Autor: Fernando Sabino
  • Editora: Civilização Brasileira
  • ISBN: 9788501912701
  • Estante: Literatura Infanto-juvenil
  • Idioma: Português
  • Peso: 322g
  • Ano: 1998
  • Dimensões: 20.80 x 13.70 x 1.30 cm
  • DESCRIÇÃO: - Livro Usado, higienizado e embalado termicamente. - Amarelamento acompanhado de manchinhas amareladas, na parte interna das capas e nas bordas das páginas, causados pela ação do tempo. - Leves desgastes nas bordas das capas - Manchas leves - No geral, encontra-se em bom estado de conservação.
  • Localizador: 84498 / C-B-2-1

História do Livro

Descobertas? Não exatamente. Reminiscências? Talvez, em parte. Ao longo do livro de Fernando Sabino, No Fim Dá Certo ? título tão expressivo quanto otimista ?, o que ocorre são alguns preciosos achados.

A designação ?achados?, aliás, pareceu-lhe, à primeira vista, sugerir ?achados e perdidos?. Lembrou-se, todavia, que ela corresponde literalmente à expressão francesa trouvailles. ?Fica sendo achado, mesmo?, concordou. ?No fim dá certo. ?Em ?Um pouco de doçura?, crônica de abertura, o autor refere-se a um inesquecível presente recebido há tempos de Maria Amélia, que, entre outros predicados, ?além de ter sido esposa de Sérgio Buarque de Holanda e ser mãe de Chico Buarque, tem o de saber fazer doce de coco?.

Deliciado com o saboroso regalo e inspirado por ele, o escritor evoca seu espírito cívico: ?Um pouco de doçura não faz mal a ninguém. Todo brasileiro devia ter o direito não apenas de saciar sua fome, mas também de receber como sobremesa o seu doce predileto desde menino. ?Na lista das pequenas coisas que o desagradam a cada passo, Fernando Sabino relaciona, entre outras, os compromissos marcados com mais de 24 horas de antecedência; responder cartas; compras a prestação; tirar gelo de formas da geladeira; qualquer espécie de farda ou uniforme; poltronas sem braços; bichos que voam, exceto passarinhos; cortar unha, especialmente do pé; luz fluorescente; poema lido pelo autor; banho frio; talher de peixe; filme dublado; despedida em aeroporto; e, curiosamente, escrever.

Por outro lado, o autor também enumera em No Fim Dá Certo algumas pequenas coisas que aprecia: dia de chuva sem precisar sair de casa; o momento em que o avião toca no solo e vira automóvel; a parte do meio da torrada Petrópolis partida em três; pagar a última prestação; descobrir que ainda é cedo, dá tempo de tomar mais um; já ter lido Guerra e paz, Odisséia e Dom Quixote; passarinho solto; andar pela casa sem testemunhas, falando sozinho ou completamente nu; sair sem se despedir; e, naturalmente, fazer listas de pequenas coisas que o agradam. Sugestões para trocas de títulos de livros famosos de amigos escritores, brincadeiras com pérolas da tradução literária, os princípios do que chama ?Lei Anti-Murphy? ? é destas e outras ?descobertas? que No Fim Dá Certo é composto.

Container Cultura Serviços de Varejo Ltda - Rua Frederico Weege, 400 - Centro - Pomerode/SC - 89107-000 - CNPJ 23.640.838/0001-45 - e-mail: contato@containercultura.com.br