Livro: Cone Sul - Fluxos, Representações e Percepções - Ligia Chiappini e Maria Helena Martins - Sebo Online Container Cultura

Conainer Cultura

Olá, identifique-se ou cadastre-se para fazer pedidos

.

Cone Sul - Fluxos, Representações e Percepções

Descrição do Livro

História do Livro

NEM TUDO É AMOR NA SARANDI LIGIA CHIAPPINI & MARIA HELENA MARTINS.

Introdução:

A Sarandi é uma avenida em Rivera Uruguai na fron- teira com Livramento Brasil conhecida como lugar de foot ing da juventude festeira e namoradeira.

Tão importante para as relações internacionais, foi capaz de desafiar e derrotar uma regra elementar de trânsito, que proibia aos motoristas dos automóveis de trafegar aí muito lentamente. Ora, passar lentamente foi consi- derado fundamental para a paquera, logo, impossível aplicar essa lei. A Sarandi pode ser vista como um símbolo do Mercosul, com seus amores e desamores, nas fronteiras que já foram da guerra, hoje são da Paz mas nem por isso sempre e só pacíficas. Gente que vai, gente que vem, gente que se encontra e se de- sencontra, faz comércio, namora, casa, descasa, passa, repassa fron- teiras, nos fluxos de um cotidiano em que se criam também zonas fronteiriças de pertencimentos supra ou para ou extranacio nais. Fluxos de gente e de mercadorias, mas também de livros, dis cos, filmes, peças, notícias, idéias, línguas, símbolos e modos de interpretá-los. Fluxos legais e ilegais, pacíficos e conflituosos, ver dadeiros ou fictícios. Disso tudo fala este livro, originado direta mente do Simpósio Internacional Fronteiras Culturais no Cone Sul realizado pelo Celp Cyro Martins e pela Cátedra de Literatura e Cultura Brasileira (Brasialianistik), do Instituto Latino-America no da Universidade de Berlim (Porto Alegre, 2004). Mas o proces- so começou com o encontro de dois projetos de pesquisa do qual já saíram outras publicações frutos de dois eventos anteriores(...)

Blumenau/SC | CNPJ: 23.640.838.0001-45